Agência Panafricana de Notícias

Governo proibe exportação de concentrados de minerais metálicos

Dodoma, Tanzânia (PANA) - A Tanzânia proibiu com efeito imediato a exportação de concentrados minerais metálicos para que os profissionais nestas atividades de enriquecimento dos minerais efetuem a sua fusão e refinagem no local, soube-se de fonte oficial.

Todas as empresas e todas as pessoas que exportavam concentrados e minérios dos países estrangeiros para o enriquecimento, precisamente a transformação, fusão e refinação, devem começar a fazer tais atividades no país, anunciou sexta-feira o Ministério da Energia e Minerais num comunicado.

"A interdição visa verificar que as atividades de adição de valor mineral sejam levadas a cabo na Tanzânia, como o sublinham a Política Mineira de 2009 e a lei mineral de 2010. As atividades de adição de valor mineral oferecerão oportunidades de emprego, rendimentos e transferência de tecnologia bem como benefícios à nação", indica o comunicado.

Os minerais que devem ser transformados e refinados localmente compreendem o ouro, o cobre, o níquel e a prata.

Segundo o comunicado, o Governo vai fornecer todo o apoio necessário àsempresas e operários envolvidos nas atividades de enriquecimento dos minerais no país.

-0- PANA AR/MTA/TB/SOC/MAR/DD 04março2017