Agência Panafricana de Notícias

Governo preocupado com febre hemorrágica declarada na Guiné Conakry

Conakry, Guiné (PANA) - Um vírus é responsável pela febre hemorrágica que fez pelo menos 29 mortos dos 49 casos registados recentemente em localidades da província do sul do país e na cidade de Conakry, a capital guineense.

Este anúncio foi feito sexta-feira à noite pelo ministro guineense da Saúde, o coronel Rémy Lama, numa mensagem radiotelevisiva.

O governante guineense não precisou a natureza, nem o nome do vírus responsável pela febre hemorrágica que se declarou no início do fim de semana passado em Guéckédougou, N’Zérékoré, Macenta e Kissidougou, no sul do país, onde entre sábado e segunda-feira últimos fez mais de 20 mortos.

Ele afirmou que "todas as medidas já foram tomadas para conter esta doença", indicando que o consumo de carne de mato pode ser também a causa desta febre hemorrágica acompanhada de diarreia, de hemorragia e de vómitos.

No início desta semana, os responsáveis dos serviços sanitários garantiram que amostras foram enviadas a Dakar (Senegal) e a Lyon (França) para se determinar as causas exatas da doença.

As autoridades sanitárias, apoiadas por agentes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) desdobrados no terreno, continuam a tratar os doentes e os pais dos que morreram com vista, disseram, a colocar estes sob observação para os tratar caso eles sejam contaminados pelos seus próximos já mortos desta doença.

O ministro guineense da Saúde insistiu nas medidas de saneamento e de higiene individuais e coletivas de todas as pessoas, apelando-lhes para lavarem as mãos com água de lixívia e sabão antes de comer.

-0- PANA AC/AAS/FK/DD 22março2014