Agência Panafricana de Notícias

Governo nigerino repatria seus cidadãos da República Centroafricana

Niamey, Níger (PANA) - O Governo nigerino instaurou uma ponte aérea para repatriar os seus cidadãos que vivem na República Centroafricana (RCA) que vive uma grave crise marcada por confrontos violentos, soube a PANA de fonte oficial.

"Preocupado pela escalada da violência e pelas agressões físicas contra inocentes, o Governo decidiu organizar uma ponte aérea para repatriar os nossos compatriotas que vivem neste país", indica um comunicado.

Dois voos assegurados por um Boeing 735 já permitiram no fim de semana repatriar cerca de 300 pessoas incluindo 50 crianças.

Desembarcados no Aeroporto Internacional Diori Hamani de Niamey, os repatriados foram acolhidos pelo ministro do Interior, Massoudou Hassoumi.

Cerca de 771 cidadãos nigerinos foram registados por uma missão expressamente enviada para o local desde 29 de dezembro de 2013.

Para o bom desenrolar desta operação, foi criada uma unidade de crise para organizar o acolhimento em Niamey e o encaminhamento dos repatriados para as suas aldeias respetivas.

O Governo nigerino endereçou agradecimentos à Organização Internacional para as Migrações (OIM), ao Sistema das Nações Unidas, à Cruz Vermelha, às Forças Francesas e à MISCA por ter facilitado esta operação de repatriamento.

-0- PANA SA/JSG/MAR/IZ 6jan2014