Agência Panafricana de Notícias

Governo nigeriano transfere alunos de zonas sob ameaças de Boko Haram para escolas seguras

Abuja, Nigéria (PANA) – O Governo Federal da Nigéria transferiu mais de dois mil e 400 alunos provenientes de escolas secundárias situadas nos Estados do norte, sob ameaças constantes de ataques dos insurretos da seita islamita Boko Haram.

Os alunos dos Estados de Adamaoua, de Borno e de Yobe, atualmente em Estado de emergência, foram reinstalados em várias outras escolas federais no país, anunciou quinta-feira o próprio Governo.

Os pais dos alunos originários de cada um dos Estados em causa aceitaram voluntariamente a transferência destes últimos para locais mais seguros onde eles possam continuar os seus estudos em tranquilidade.

Foram deslocados no quadro da Iniciativa de Segurança das Escolas recentemente lançada pelo Governo Federal com o apoio do setor privado e de organismos multilaterais para parar a incidência crescente do universo de alunos que perdem aulas estimado em 10 milhões de indivíduos.

A Iniciativa de Segurança nas Escolas foi lançada no quadro das atividades que marcam o Fórum Económico Mundial para África realizado em maio último em Abuja, a capital política da Nigéria.

O empreendimento foi ativado no quadro da resposta ao rapto em abril último, pelos insurretos de Boko Haram, de 219 alunas prontas para fazer provas de maio/junho últimos do Conselho dos Exames da África Ocidental (CEAO).

Hoje, 206 dias após este rapto, as 219 alunas continuam sequestradas pelo grupo de Boko Haram.

O ministro nigeriano da Economia e Finanças, Ngozi Okonjo-Iweala, declarou que o Governo Federal garantirá as despesas de escolaridade para os alunos transferidos.

Anunciou igualmente que várias doações continuam a afluir para as caixas da Iniciativa de Segurança nas Escolas.

-0- PANA MON/AR/AKA/IS/SOC/FK/DD 07nov2014