Agência Panafricana de Notícias

Governo nigeriano reafirma ter conseguido negociar com seita islamita Boko Haram

Lagos, Nigéria (PANA) – O Governo Federal da Nigéria reafirmou, segunda-feira, ter conseguido negociar com o grupo islamita Boko Haram, suscetível de desembocar num acordo de cessar-fogo, apesar de o seu líder o ter desmentido.

O ministro encarregue das Missões Especiais, Taminu Turaki, anunciou esta negociação, na semana passada, indicando que a seita decretou de modo unilateral uma trégua enquanto se espera pela assinatura do acordo.

Turaki preside também à Comissão Presidencial sobre o Diálogo e a Resolução Pacífica dos Conflitos no norte da Nigéria, encarregue de definir as modalidades de um possível acordo de amnistia para os membros arrependidos da seita, entre outras matérias.

Todavia, o líder de Boko Haram, Abubakar Shekau, desmentiu este presumível acordo de cessar-fogo num seu vídeo publicado na semana passada.

"Não assinaremos nenhum acordo com descrentes ou com o Governo nigeriano", disse Shekau em Haoussa, um dos dialetos da Nigéria.

A seita Boko Haram já matou mais de três mil pessoas desde o lançamento da sua campanha de terror, em 2009, para a instauração de um Estado islâmico na Nigéria, um país laico.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/CJB/DD 15jul2013