Agência Panafricana de Notícias

Governo nigeriano assiste sepultura de funcionários mortos em ataque de Abuja

Lagos, Nigéria (PANA) – O Governo nigeriano vai ajudar as famílias dos funcionários públicos mortos no ataque perpetrado segunda-feira em Abuja a sepultar os seus entes queridos e receber os devidos subsídios, indica um comunicado da Direção da Função Pública.

« Os secretários permanentes (dos diferentes Ministérios) receberam instruções para tomar todas as disposições para o enterro e o pagamento dos direitos às famílias dos agentes falecidos em conformidade com a regulamentação da Função Pública », precisa o comunicado.

Entre as dezenas de pessoas mortas no ataque ocorrido segunda-feira cedo de manhã na estação de autocarros de Nyanya, arredores de Abuja, figuram funcionários que se deslocavam ao seu local de trabalho no centro da cidade.

O Ministério nigeriano da Saúde fixou em 72 mortos e 236 feridos o balanço provisório da explosão com base em dados recolhido dados no local e em vários hospitais na cidade.

Segundo um comunicado, 71 pessoas morreram no local enquanto uma outra sucumbiu aos seus ferimentos durante a sua evacuação para o National Hospital de Abuja.

Nenhum grupo reivindicou por enquanto o ataque, mas os peritos em segurança vêem nele a marca da seita terrorista Boko Haram, que realiza ataques regulares no norte do país desde 2009.

A seita já matou mais de mil 500 pessoas apenas este ano de 2014, segundo a Amnistia Internacional.

-0- PANA SEG/AKA/JSG/FK/IZ 15abril2014