Agência Panafricana de Notícias

Governo mauritano reitera disponibilidade de dialogar com oposição

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O ministro mauritano da Comunicação e porta-voz do Governo, Sidi Mohamed Ould Maham, reiterou terça-feira, em Nouakchott, a disponibilidade do poder de prosseguir o diálogo com a oposição.

Falando durante um briefing, recordou "todas as concessões" feitas pelo poder para criar as condições para uma eleição presidencial consensual, aberta e transparente, indicando que a outra parte «não é animada pelas mesmas boas disposições».

Negociador-chefe da maioria presidencial, Ould Maham justificou a convocação do Colégio Eleitoral, para 21 de junho próximo, para a primeira volta das eleições presidenciais, por "constrangimento jurídicos ligados à Constituição".

Criticou o Fórum Nacional para a Democracia e Unidade (FNDU) por ter «posto o consenso como uma condição preliminar às negociações».

O FNDU integra 17 partidos políticos da oposição, 10 centrais sindicais, organizações da sociedade civil e figuras independentes.

As negociações entre o poder e a oposição esbarraram em questões ligadas ao calendário eleitoral e à formação de um Governo alargado.

-0- PANA SAS/AAS/IBA/CJB/IZ 23abril2014