Port-Louis, Maurícias (PANA) - O primeiro-ministro das Maurícias, Pravind Jugnauth, anunciou que o seu Governo vai reduzir os preços de várias produtos básicos impactadas pela pandemia da covid-19, causando um aumento no frete do transporte marítimo.
Os produtos essenciais estarão sujeitos ao controlo de preços pelo Governo, tais como óleo, legumes, tomate em lata, peixe enlatado (sardinha), leite em pó, queijo e margarina.
Jugnauth observou que um aumento nos preços de certos produtos foi observado nas Maurícias desde o aparecimento da pandemia, em março de 2020.
“Para ajudar a população que sofre com a pandemia, foi criado um mecanismo em benefício dos consumidores pelo qual o Governo afetou cerca de 500 milhões de rupias maurícias para subvencionar os produtos em questão por um período de seis meses”, acrescentou.
Ele também anunciou que o Governo vai criar um observatório de controlo dos preços para proteger o poder de compra dos consumidores, o que estimulará a competição no mercado e evitará aumentos massivos de preços.
-0- PANA NA/JSG/SOC/MAR/IZ 12julho2021