Governo maliano reúne-se com parceiros e encarregados de educação
Bamako, Mali (PANA) - O Governo maliano reúne-se este sábado, 11 de maio de 2019, em Bamako, com sindicatos de professores, pais, a Associação de Alunos e Estudantes do Mali (AEEM), líderes tradicionais e religiosos e partidos políticos representados na Assembleia Nacional para encontrar uma solução para a crise no sistema nacio nal da educação.
Esta decisão foi tomada durante o primeiro Conselho de Ministros do novo Governo com larga abertura formado domingo último pelo Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, com vista a encontrar soluções para os problemas que afetam o país, particularmente em termos de segurança, escolas e questões sociais.
Este encontro decorre sob a égide do Provedor da Justiça, coadjuvado pelos ministros do Diálogo Social, da Educação Nacional e do Ensino Superior e Investigação Científica, de acordo com o comunicado do Conselho de ministros.
O Governo conta com o compromisso, o espírito patriótico e propostas relevantes de todas as partes envolvidas, para salvar o ano letivo e a escola maliana.
"Com o intuito de salvar o atual ano letivo, o Conselho de Ministros estuda a greve lançada por vários sindicatos de professores, há algum tempo", lê-se na nota.
Desde o início do ano letivo, em outubro de 2018, vários sindicatos de professores continuaram a fazer greves para exigirem melhores condições de vida e de trabalho, fazendo pairar o espetro de um ano letivo em branco para a escola maliana.
-0- PANA GT/IS/DIM/DD 08maio2019