Agência Panafricana de Notícias

Governo maliano ordena suspensão de controverso programa sobre educação sexual no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O primeiro-ministro maliano, Soumeylou Boubèye Maïga, ordenou quinta-feira a suspensão do programa sobre a educação sexual completa, empreendido pelo ministério da Educação Nacional.

A decisão foi tomada no termo duma reunião com líderes de todas as confissões religiosas do Mali, que se seguiu aos rumores segundo os quais, nos últimos dias, foi introduzida, no sistema educativo maliano, um novo programa relativo à homossexualidade, suscitando assim a o descontentamento de alguns líderes religiosos do país.

O primeiro-ministro maliano recomendou aos ministérios ligados a esta matéria, nomeadamente os da Educação Nacional, dos Assuntos Religiosos e Culto, da Juventude e do Emprego, para criarem um quadro de concertação com representantes de todos os líderes religiosos.

Este quadro, precisou o ministro da Juventude e Emprego, Amadou Koïta, porta-voz do Governo, determinará "se os trabalhos deste programa devem continuar ou se eles devem pura e simplesmente ser abandonados".

"O Governo não lançará nenhuma ação lesivas aos valores islâmicos ou ainda às tradições do nosso país", tranquilizou o porta-voz do Governo maliano.

Estiveram presentes neste encontro, além do primeiro-ministro, representantes do Alto Conselho Islâmico do Mali, do Agrupamento dos Líderes Religiosos do Mali, das Igrejas católica e protestante, das associações dos imames, das mulheres e dos jovens muçulmanos do Mali, bem como os ministros da Educação Nacional, dos Assuntos Religiosos e da Administração Territorial.

-0- PANA GT/JSG/FK/DD 21dez2018