Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Num discurso proferido esta sexta-feira perante o Conselho de Segurança, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Mali, Abdoulaye Diop, após levantar várias queixas, apelou para a retirada imediata da Missão Integrada Multidimensional das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA).
"Diante do exposto, o Governo do Mali solicita a retirada imediata da MINUSMA. No entanto, o governo continua disposto a cooperar com as Nações Unidas nesta perspectiva", indicou o chefe da diplomacia do Mali perante a ONU.
O Diop exprimiu a gratidão do Governo do Mali e do povo do Mali a todos os parceiros, bilaterais e multilaterais, "que nos apoiam na realização de importantes projetos para a reconstrução do Mali".
O Governo do Mali continua disposto a cooperar com parceiros que respeitem sua soberania, suas escolhas estratégicas e os interesses dos malienses, disse-se.
Desde a sua criação em 2013, a MINUSMA, com cerca de 12.000 soldados destacados no Mali, tem sido cada vez mais criticada pelas autoridades malianas que a consideram "ineficaz".
-0- PANA TNDD/IS 16 de junho de 2023