Bamako, Mali (PANA) – O jornalista maliano Issiaka Tamboura e o prefeito do Distrito de Ténenkou, na região de Mopti, no centro do Mali, Makan Doumbia, acabam de ser resgatados depois do seu rapto, respetivamente a 08 de maio e 27 de dezembro últimos, anunciou o Governo maliano.
Num comunicado divulgado terça-feira, o Governo não informa sobre a identidade dos raptores, nem sobre um eventual pagamento de resgate.
Sublinhou apenas que "este feliz desfeicho é o resultado dum longo processo iniciado para se preservar a vida dos reféns".
"O Governo, mediante pontes estabelecidas, vai prosseguir os seus esforços a fim de elucidar o destino de todos os nossos concidadãos e informar as suas respetivas famílias bem como a opinião nacional", lê-se na nota.
O prefeito de Tenenkou tinha sido raptado a 8 de maio de 2018 no troço Mopti-Tenenkou ao passo que o jornalista Issiaka Tamboura, a 27 de dezembro de 2018, no troço Boni-Nakara, no centro do país.
Nos últimos tempos, informações circulam sobre a morte, na sequência de doença, do juiz de Niono, na região de Segou (centro), Sounkalo Koné, e dum gendarme nas proximidades da mesma zona, ambos sequestrados por presumíveis djihadistas da Katiba de Macina, do predicador radical fula, Amadou Koufa, morto durante um raide aéreo conjunto das forças francesas Barkane e das Forças Armadas Malianas, em 2018.
-0- PANA GT/JSG/CJB/DD 20fev2019