Agência Panafricana de Notícias

Governo maliano condena grupos armados por incitação à violência no norte do país

Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano condenou a Coordenação dos Movimentos de Azawad do Norte do Mali (MNLA, HCUA e o MAA) por , a incitação à violência no norte do Mali, indica um comunicado governamental a que a PANA teve acesso.

Nesta nota, o Governo maliano afirma que, ao qualificar o Mali e os Malianos de inimigos dos movimentos associados às negociações de Argel (Argélia), estes comprometem os esforços da comunidade internacional para o restabelecimento da segurança no norte do país e a assinatura dum acordo de paz global e definitivo.

Assim sendo, o Governo maliano condenou firmemente « estas maquinações contrárias aos compromissos assumidos pelos responsáveis destes três movimentos, relativos ao respeito pelo acordo de cessar-fogo e pela declaração de cessação das hostilidades ».

O Governo reiterou « o seu compromisso de continuar as negociações com todas as partes interessadas com vista a uma resolução definitiva da crise no estrito respeito pela legalidade internacional ».

O comunicado aludia a um comício realizado a 23 de outubro último em Kidal, no norte do país, por líderes destes movimentos que incitavam as populações ao ódio e à violência contra outros Malianos.

-0- PANA GT/JSG/FK/DD 30out2014