Agência Panafricana de Notícias

Governo maliano condena agressão contra radialista em Gao

Bamako, Mali (PANA) - O Governo maliano condenou "energicamente" a agressão de Malik Aliou Maiga, apresentador duma rádio de Gao, no norte do país, e a tentativa de amputação da mão de um suposto ladrão, domingo passado, por grupos extremistas armados que ocupam "ilegalmente" a cidade.

Num comunicado transmitido segunda-feira à noite à PANA, o Governo maliano lembra o seu "compromisso com a liberdade de imprensa e com a laicidade irreversível do Estado maliano".

"As flagelações, o homicídio por lapidação, bem como esta tentativa de amputação demostram a incapacidade dos ocupantes de impor a sua lei destrutiva e a sua fé duvidosa a populações que rejeitam a sua presença sem equívoco", considera o Governo.

A nota tranquiliza os Malianos que vivem no norte do país que o Governo vai continuar a trabalhar para a recuperação total das zonas ocupadas e para a restauração da autoridade do Estado no sententrião do país.

Domingo, os islamitas raptaram e molestaram Malik Aliou Maiga por ter divulgado nas antenas da sua rádio uma manifestação dos jovens de Gao que se opunham à amputação de um homem acusado de roubo pelos islamitas, decididos a aplicar a charia ou lei islâmica.

Maiga está atualmente internado no hospital de Gao

Há mais de três meses, grupos islamitas armados ocupam o norte do Mali onde pretendem aplicar a charia.

-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 07agosto2012