Agência Panafricana de Notícias

Governo maliano assina acordo de paz com movimentos rebeldes do norte em Argel

Túnis, Tunísia (PANA) - O ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Ramtane Lamamra, considerou o acordo assinado domingo em Argel pelo Governo maliano e por alguns grupos politico-militares do norte como uma "bússola credível e eficaz" para a paz e "a direção para a qual aspiram os Malianos".

O acordo foi assinado entre o Governo maliano e representantes dos grupos politico-militares do norte do Mali, mas a coordenação dos movimentos do Azawad que agrupa o Movimento Nacional para a Libertação do Azawad, o Alto Conselho para a Unidde do Azawad e o Movimento Árabe para o Azawad pediram "tempo" para consultar as suas bases militares antes de assinar o documento.

"Este documento valioso é um instrumento capaz de assegurar os princípios de paz, de estabilidade e bem-estar no Mali", regozijou-se Lamamra, exprimindo a sua esperança de ver todas as partes assinarem muito brevemente o documento.

A assinatura do acordo em Argel traduz "a ancoragem do nosso princípio segundo o qual a própria África procura soluções africanas para os problemas africanos com a ajuda da comunidade internacional, frisou o diplomata argelino.

A mediação agrupa a Argélia, chefe de fila, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a União Africana, as Nações Unidas, a União Europeia, a Organização da Cooperação Islâmica bem como o Burkina Faso, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.

-0- PANA AD/IN/TBM/MAR/DD 02março2015