Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio tranquiliza sobre pagamento de subsídios a antigos rebeldes

Tripoli, Líbia (PANA) – O porta-voz do Governo interino líbio, Nasr Al-Menaa, afirmou ter explicado ao grupo de antigos rebeldes, durante discussões para se inteirar das suas exigências antes da invasão da sede do primeiro-ministro, que a decisão de suspender o pagamento dos subsídios "é temporária".

Nasr Menaa indicou, em conferência de imprensa, terça-feira à noite, em Tripoli, ter garantido aos ex-rebeldes que todos os seus direitos estão assegurados e que o Governo estabeleceu as suas prioridades.

Ele sublinhou que esta decisão de suspender o pagamento dos subsídios se deveu à amplitude das fraudes constatadas no estabelecimento das listas de candidatos a estes prémios.

Segundo ele, o Governo e o Conselho Nacional de Transição (CNT) consideram que continuar a pagar os subsídios nestas condições equivaleria a um desperdício dos fundos públicos e a uma traição da nação.

Anunciou novas medidas para prevenir a fraude e cortar o mal pela raíz dos que querem aproveitar-se desta oportunidade para manchar a imagem dos ex-rebeldes.

« Estamos prontos para retomar o pagamento dos subsídios aos que concluíram os procedimentos com o acréscimo de novas condições a maior das quais sendo a abertura de uma conta bancária para o depósito do subsídio », explicou o porta-voz do Governo.

Por sua vez, o ministro líbio das Finanças decidiu formar uma comissão encarregue da organização dos procedimentos de pagamento dos subsídios aos antigos rebeldes, comummente denominados “Thowars”.

-0- PANA BY/JSG/IBA/FK/IZ 09maio2011