Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio tem visão realista para enfrentar insegurança, segundo seuprimeiro-ministro

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio tem uma visão realista para enfrentar a insegurança que assola o país, indicou, domingo, o primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, relatou a Televisão Líbia.

Durante uma conferência de imprensa no final de um encontro com o seu homólogo da jordânia, Abdallah al-Noussour, em Amman (Jordânia), Ali Zeidan indicou que, na Líbia, toda a atenção está virada para a circulação de armas e de grupos armados.

"Estas questões continuam preocupantes para o Governo", disse o chefe do Governo líbio, manifestando, todavia, o seu otimismo, pois, segundo ele, as coisas evoluem no bom sentido, "mesmo se a cadência está lenta".

A seu ver, o que se passa na Líbia deve-se ao colapso do Estado, à ausência do Exército e da Polícia e à circulação de armas, o que, disse, “leva as pessoas a recorrerem às armas para imporem a sua vontade".

Relativamente aos fundos líbios congelados no estrangeiro, ele indicou que os mesmos estão à disposição dos Líbios que não precisam de autorização para os utilizarem.

Durante o encontro com o seu homólogo da Jordânia, o primeiro-ministro líbio exprimiu o desejo do seu país de beneficiar da experiência da jordaniana, nomeadamente na área da formação de militares e de polícias.

Ali Zeidan chegou a Amman sábado último à noite, à frente de uma delegação forte para uma visita oficial a convite do seu homólogo da Jordânia.

-0- PANA AD/IN/JSG/CJB/DD 03dez2013