Trípoli, Líbia (PANA) - O Alto Conselho de Estado, na Líbia, congratulou-se com a “libertação da base aérea militar de Al-Wattia”, no oeste do país, retomada segunda-feira pelas forças governamentais das mãos das tropas rebeldes do marechal Khalifa Haftar.
Num comunicado, o Alto Conselho de Estado afirmou que « esta vitória indica a amplitude da determinação e da vontade que animam o nosso corajoso Exército para repelir a agressão” das forças de Haftar e “alargar a soberania do Estado em cada centímetro quadrado da sua terra, mar e céu”.
O Alto Conselho Supremo do Estado recomendou às forças de Haftar “retirar-se e voltar ao colo do país e submeter-se à soberania do Estado”, advertindo-os de que “eles serão processados em tribunal”.
Sobre o processo político, o Alto Conselho reafirmou que « só haverá um diálogo político após a eliminação do projeto de golpe de Estado e a expulsão das suas personalidades, tais como” o marechal Khalifa Haftar” e a sua equipa que banharam no sangue e dinheiro dos Líbios”.
O presidente do Conselho Presidencial, Fayez al-Sarraj, anunciou, segunda-feira, a retomada pelas forças governamentais da base de Al-Wattia ( no sudoeste), considerando que “ a vitória de hoje não representa o fim da batalha”.
-0- PANA BY/IS/FK/IZ 19maio2020