Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio saúda operação de libertação de Benghazi

Beidha, Líbia (PANA) – O Governo interino líbio congratulou-se no fim de semana com a operação de libertação da cidade de Benghazi (leste) e saudou o processo visando “livrar a cidade dos focos do terrorismo”, em alusão ao avanço das tropas do general reformado Khalifa Haftar apoiadas por unidades do Exército regular líbio.

Num comunicado, o Governo declara que « o terrorismo semeou o terror no país através de raptos, morte, destruição e derramamento do sangue de militares, polícias, ativistas, jornalistas e cidadãos inocentes e indefesos ».

« O terrorismo hediondo que se fez sob a capa da religião e ofereceu sacrifícios aos Líbios relativas às suas religiões, reivindicando a sua tutela sobre os Líbios e a proteção da religião bem como a aplicação da lei islâmica traduziu-se no derramamento de sangue, no assassinato e na intimidação, fazendo desperdiçar a energia do país e perder aos Líbios as oportunidades de prosperidade e de desenvolvimento, mas privando-os também de segurança e de paz », sentencia o Governo.

Na sua nota, o Executivo reafirma a sua intenção de progredir na luta contra o terrorismo, onde quer que esteja, trabalhando para servir o cidadão líbio.

Sublinha que está a trabalhar para desenvolver um plano de serviços para a segurança da cidade de Benghazi, começando pela reconstrução dos hospitais destruídos, das escolas e doutros edifícios danificados.

Este plano começará imediatamente após o anúncio pelo Estado-Maior da conclusão das operações de combate e limpeza completa da cidade para que que Benghazi normalize a sua vida e desempenhe o seu papel de cidade de cultura e capital económica e como uma cidade de harmonia e de consenso entre as diferentes categorias e componentes da sociedade líbia.

As tropas do general Khalifa Haftar, que lançou a 15 de outubro último uma ofensiva apoiada por unidades do Exército e jovens de bairros, realizou importantes avanços no terreno para desalojar as milícias islamitas que tomaram o controlo da cidade em julho último.

-0- PANA/BY/BEH/FK/IZ 26out2014