Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio recusa negociar com gentes que não respeitam autoridade do Estado

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo não negociará com os que não se submetem à autoridade do Estado, advertiu o primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan , em conferência de imprensa semanal quarta-feira à noite em Tripoli.

Zeidan falava assim às pessoas que trabalham no serviço de proteção das zonas petrolíferas que ele acusa de terem encerrado os portos petrolíferos na província oriental da Líbia.

« Qualquer pessoa que quiser que se negoceia com ela deve conformar-se com a lei. Não podemos negociar com pessoas que agem fora da autoridade do Estado », indicou o chefe de Governo líbio para explicar a razão pela qual o seu Governo não negociava diretamente com os autores do encerramento dos portos petrolíferos.

« Nós discutimos com as suas tribos às quais nós atribuímos um respeito total », garantiu o responsável líbio, acrescentando que « outras partes pediram que lhes dessem a oportunidade para negociar com as tribos ».

Ali Zeidan lembrou que o Estado líbio é soberano e que nenhuma outra instituição pode evoluir no país à margem da declaração constitucional.

« Não negociaremos com pessoas que desrespeitem a autoridade do Estado e da Constituição, sobretudo quando elas cometeram crimes e estão a ser procuradas pelo procurador-geral », defendeu o primeiro-ministro líbio.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 26dez2013