Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio reclama por acesso a reservas monetárias do país

Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio reivindicou o acesso às reservas em divisas do país que considera como "receitas soberanas" do Estado, para o ajudar a fazer face à diminuição de receitas por causa queda da produção petrolífera.

As reservas monetárias da Líbia estão avaliadas em 110 biliões de dólares americanos, muito abaixo dos 130 biliões de dólares americanos do primeiro trimestre do ano, durante a eclosão dos protestos no setor petrolífero.

Num comunicado divulgado quarta-feira no termo de uma reunião do Conselho Ministerial consagrada ao orçamento, o Governo invocou as condições difíceis do país, nomeadamente, a diminuição das receitas do Estado como consequência da queda da produção de petróleo, devido a movimentos de protestos que abalam este setor há mais de três anos.

O Governo líbio não compreende que seja obrigado à recorrer aos empréstimos, enquanto os fundos de reservas estão disponíveis e são uma propriedade do Estado.

O comunicado precisa que estes fundos serão gastos em serviços e projetos que envolvem a vida quotidiana dos Líbios.

O Governo pediu a aceleração da adoção do orçamento do ano de 2014 e reclamou pela transferência da conta das reservas em divisas para a conta das receitas públicas do Estado, a fim de permitir retirar as despesas de funcionamento de todas as instituições do Estado, sobretudo porque se aproxima o mês abençoado do Ramadão, que exige o acesso dos cidadãos aos produtos alimentares e à importação de outras necessidades dos Líbios.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 12junho2014