Governo líbio quer aumento de produção local de derivados de petróleo
Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio de Unidade Nacional pediu, este domingo, à Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC) para ativar todas as suas fábricas e contribuir para alavancar a produção local de alguns derivados petrolíferos, declarou o primeiro-ministro líbio, Abdulhamid al-Dbaiba.
Durante um reunião este domingo em Tripoli com o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da NOC, Farhat ben Gdara, al-Dbiaba sublinhou a necessidade de explorar as refinarias e aumentar a sua produção de gasolina, reduzir os abastecimentos da mesma e reconstruir seus danificados pelas guerras dos anos anteriores, segundo especificações de alto nível, segundo um comunicado de Hakomita, plataforma governamental.
O primeiro-ministro líbio também fez o acompanhamento, com Ben Gdara, dos procedimentos executivos de exploracão du Complexo Industrial Ras Lanuf, a 600 quilómetros a sudeste de Tripoli, e de todo os complexos industriais filiados na NOC.
Por sua vez, o PCA da NOC declarou que o plano da sua empresa é ativar as fabricas do Complexo de Ras Lanouf que reduziu drasticamente as suas atividades há 12 anos.
Sublinhou que a mesma explorará a fábrica de etileno em conformidade com as especificações padrão e que se mobilizará para o novo arranque da refinaria térmica do diesel.
Apresentou igualmente a situação dos preparativos da NOC em prelúdio a uma conferência sobre a energia na Líbia, durante a qual será assinado um acordo sobre a exploração NC7, que desempenhará um maior papel no aumento da producão de gás no país.
-0- PANA BY/IS/SOC/DD 05novembro2023