Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio de Unidade Nacional mobilizou-se para encontrar sedes na cidade capital, Tripoli, para embaixadas acreditadas no país, soube a PANA de fonte oficial.
Esta informação filtrou numa reunião entre vice-ministro líbio dos Negócios Estrangeiros para Assuntos Consulares, Mourad Hemeima, e o diretor do Escritório de Infraestruturas do Estado, Kamel Ghabin, sobre como ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelas embaixadas para se instalarem e funcionarem em Tripoli.
Sublinharam a importância de trabalharem e coordenarem com o Ministério dos Negócios Estrangeiros para cortarsoluciinarem este problema e, em particular, tomarem medidas adequadas, segundo a mesma fonte.
Desde o emposse, em março de 2021, do Governo de Unidade Nacional, graças a um acordo político concluido entre os partidos políticos líbios, as embaixadas dos paises estrangeiros e as representações das organizações internacionais começaram a regressar progressivamente a Trípoli, aproveitando a restauração da estabilidade.
Elas tinham deixado a capital líbia em 2014, após a deterioração das condições de segurança na sequência de confrontos entre grupos armados rivais.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 08fev2022