Tripoli, Líbia (PANA) - O Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros pediu formalmente à presidência do Conselho de Segurança (CS) das Naçoes Unidas a organização, em julho corrente, de uma sessão do Comité de Sanções e do Painel de Peritos sobre a Líbia, soube a PANA de fonte oficial, em Tripoli.
O pedido foi apresentado formalmente ao CS da ONU pela Missão Permanente da Líbia, em Nova Iorque (Estados Unidos), sede da ONU.
Numa comunicado emitido quinta-feira, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Mohamed al-Geblawi, disse desejar que a sessão decorra na presença de "países envolvidos na violação do embargo de armas imposto à Líbia, e que têm contribuído para apoiar a agressão contra Tripoli, desde abril do ano transato".
No documento, o diplomata líbio explicou que este pedido faz parte dos esforços do Ministério "para descobrir os países que contribuíram e continuam a contribuir, apoiando milícias, mercenários e golpistas.
Afirmou que estes países continuam a fazer "tentativas desesperadas" de militarizar o Estado líbio a fim de controlar as potencialidades do país."
-0- PANA BY/BEH/DIM/DD 17julho2020