Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio exige inquérito sobre aviões responsáveis por ataques aéreos na capital

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio ordenou um inquérito para determinar a identidade dos aviões de caça que lançaram, na madrugada desta segunda-feira, raides aéreos em várias zonas nos arredores de Tripoli, a capital.

Segundo o Governo, dois aviões não identificados efetuaram raides aéreos, segunda-feira, em objetivos ocupados pelas partes em conflito nos arredores de Tripoli, sem que as autoridades tivessem provas para determinar o autor dos ataques.

O Governo precisa, num comunicado, que pediu ao Estado-Maior do Exército e à Direção da Inteligência Militar para abrir um inquérito e fazer chegar ao Estado as informações disponíveis sobre o assunto.

Aos beligerantes foi imputada a responsabilidade pelo que ocorreu devido à sua recusa de acatar as decisões de cessar-fogo em todas as cidades líbias e aceitar um diálogo construtivo para preservar a segurança do país, sublinha o comunicado.

Pelo menos cinco pessoas morreram e várias outras ficaram feridas nos ataques aéreos desta segunda-feira contra quartéis, em Tripoli, ocupados por grupos armados da cidade de Misrata que, há mais de um mês, participam em combates pelo controlo do aeroporto da capital.

Estes primeiros bombardeamentos contra quartéis de grupos armados foram lançados por aviões não identificados.

O chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Tarek Metri, declarou à imprensa que a ONU não está implicada nestes raides, acrescentando que vários países ocidentais refutaram igualmente qualquer participação nestes bombardeamentos.

-0- PANA BY/IS/FK/IZ 18ago2014