Governo líbio desmente presença de combatentes sírios nas suas fileiras
Trípoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio desmentiu a autencidade das gravações de vídeo que circulam em algumas páginas das redes sociais mostrando combatentes sírios num campo que eles dizem ser Líbia.
No vídeo em causa, aparecem combatentes que se dizem pertencer ao Exército Sírio Livre, oposição ao regime de Bashar Al Assad (chefe do Estado sírio), e que se encontram num campo na Líbia a combater ao lado das forças fiéis so Governo líbio, segundo um comunicado do serviço de Imprensa do Conselho Presidencial líbio.
O presidente do Conselho Presidencial, Fayez al-Sarraj, apelou à imprensa local e internacional para verificarem e confirmarem que "estas gravações foram filmadas na cidade síria de Idleb”, lê-se na nota divulgada domingo.
Fayez al-Sarraj acusou “páginas leais a Haftar (comandante do autoproclamado Exército Nacional Líbio) e seus apoiantes” de difundirem tais gravações.
O Governo líbio prometeu processar "todos aqueles que contribuam para a propagação destas mentiras e outros cenários".
Estas maquinações são "uma tentativa desesperada de desvirtuar as realizações do Exército governamental e das suas forças de apoio, em termos de vitórias sobre o agressor”, sublinha a nota.
Combates renhidos ocorrem, desde 4 de abril último, perto da cidade capital do país, Tripoli, entre as forças do marechal Khalifa Haftar, baseadas em Benghazi (leste), e as tropas do Governo de Fayez al-Sarraj, baseado na capital líbia e reconhecido pela comunidade internacional.
-0- PANA BY/BEH/FK/DD 29dez2019