Governo líbio de Unidade Nacional discute plano de eletricidade nacional
Trípoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio interino do Plano do Governo de Unidade Nacional, Mohamed Al-Zaidani, presidiu uma reunião para discutir um plano da Companhia Geral de Eletricidade da Líbia (GECOL) referente ao segundo semestre de 2023, soube a PANA de fonte oficial.
Nele participaram o Banco Central da Líbia, o Tribunal de Contas, o Ministério das Finanças e uma equipa da Companhia de eletricidade.
Durante o encontro, ocorrido domingo na sede do escritório do primeiro ministro líbio, Al-Zaidani sublinhou que o mesmo se inscreve no âmbito das recomendações da quinta reunião do Conselho Supremo da energia relativa à análise do plano da Companhia geral de electricidade para fazer face aos próximos picos de verão e de inverno.
Disse que o mesmo decorreu de acordo com programas e projetos executados em curso e contratuais, fluxos financeiros necessários e calendários aprovados para cada projeto.
A série de reuniões que se realizam com a Companhia Geral de Eletricidade intervêem no âmbito das ações de todas as instituições do Estado para apoiar os esforços desenvolvidos para se estabilizar a rede durante o pico estival.
O Governo líbio de Unidade Nacional trabalhou rápido com meios financeiros concedidos à Companhia Geral de Eletricidade líbia a fim de reduzir o défice da produção de eletricidade na rede pública e pôr termo às descargas que afetaram as cidadãos líbios nos últimos anos.
Está a ser implementado um plano de recuperação das centrais elétricas e de criação de novas estações que permita ao Governo enfrentar o desafio do défice de produção de eletricidade com que está confrontado o país, em particular, durante os picos de consumo no inverno e verão.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 25junho2023