Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio confirma cessação de confrontos no sudoeste do país

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio confirmou o regresso à calma nas cidades de Mizdah e Al-Chakika, no sudoeste do país, após os confrontos armados intertribais que fizeram 105 mortos e mais de 500 feridos.

Os confrontos armados cessaram há dois dias depois da interposição de forças do Batalhão de Proteção das Forças Armadas Líbias entre os beligerantes, afirmou quarta-feira à noite, em Tripoli, o porta-voz do Governo, Nasser Al-Mana.

Falando em conferência de imprensa semanal, ele imputou o atraso registado na intervenção do Governo para cessar os confrontos e resolver os diferendos, que eclodiram na semana passada entre as tribos de Zentan e de Al-Machachiya, às dificuldades duma intervenção direta para preservar a segurança dos civis e evitar mais vítimas.

Nasser Al-Mana revelou que foi formada uma comissão especial para verificar as alegações relativas à utilização de armas de gás durante os confrontos depois de vários civis serem vítimas de sufocação devido à inalação do fumo dos incêndios provocados pelos bombardeamentos mas que nenhuma arma química foi utilizada.

Os confrontos que duram há vários dias já fizeram dezenas de mortos e feridos, e deslocaram mais de 200 famílias.

As autoridades líbias apelaram para um cesssar-fogo imediato e declararam esta localidade, zona militar.

-0- PANA BY/TBM/SOC/FK/IZ 21junho2012