Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio anuncia início de operação de libertação de cidade de Tripoli

Beidha, Líbia (PANA) - Tropas do Exército líbio avançam para a cidade de Trípoli para a libertarem das garras de grupos armados fora da tutela do Estado, anunciou quarta-feira o Governo interino líbio.

Num comunicado, o Governo afirmou que o objetivo desta operação militar é "para fazer expulsar estes grupos armados que controlam da cidade com a força de armas e invadiram a sede do Governo legítimo.

Aterrorizaram cidadãos na cidade, sequestrando, assassinando, atacando e assaltando. Assassinaram um oficial das Forças Aéreas no quadro duma "caça" aos quadros do Exército em Benghazi, no nordeste na Líbia, nos últimos dois anos, lê-se na nota.

O Governo apelou aos membros desses grupos armados para desarmarem e a não resistirem, comprometendo-se a garantir a sua segurança e dando-lhes um tratamento humano ao abrigo dos regulamentos e práticas legais.

No comunicado, o Executivo deixou claro deixou que não alvejará indivíduos, qualquer que seja sua filiação.

Advertiu no entanto que "a força será usada contra qualquer resistência que ponha em perigo a vida dos cidadãos inocentes e destrua bens públicos e privados.

O Governo também pediu ao Exército líbio para "tomar as medidas necessárias a fim de garantir a segurança dos civis, dos edifícios e das instituições públicas, bem como propriedades privadas.

Desde agosto último, a capital líbia, Tripoli, está sob o controlo de Fajr Líbia, uma coligação de grupos armados, saidos nomeadamente de Misrata (leste) e de islamitas que explusaram os ex-rebeldes de Zenten que, após a queda, em agosto de 2011, do regime de Muamar Kadafi, cuidavam do aeroporto da cidade e outros locais estratégicos.

Esta situaçâo obrigou o Governo reconhecido pela comunidade internacional a exíliar-se na cidade de Beidha, no leste.

-0- PANA BY/DIM//DD 04dez2014