Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio acelera processo de indemnização de habitantes desalojados em Sirtes

Tripoli, Líbia (PANA) – O presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional, Fayez al-Sarraj, prometeu acelerar o fim do processo financeiro para indemnizar os cidadãos líbios da região de Sirtes (centro) cujas habitações foram destruídas durante confrontos da revolução de 17 de fevereiro de 2011, de acordo com um comunicado da sua instituição.

No mesmo contexto, o governo de transição comprometeu-se a pagar alugueres aos cidadãos de Sirtes, a 450 quilómetros a leste de Tripoli, palco também de confrontos entre tropas governamentais e combatentes de Daech (Estado Islâmico) em 2015, declarou al-Sarraj durante uma conferência de imprensa realizada quarta-feira na mesma cidade.

Garantiu que todos os processos administrativos ligados à reconstrução da cidade estão a correr bem e que "nós vamos iniciar rapidamente os processos financeiros".

"Esperamos pela conclusão do sistema de dados relativos a estes processos que nos será transmitido nas próximas semanas pela administração de Sirtes e pela Autoridade da Habitação e por serviços concernentes ao recenseamento dos cidadãos cujas casas foram danificadas em geral", precisou al-Sarraj, citado na nota.

Acrescentou que estes dados contribuirão para a reconstrução da cidade, frisando que "já é o momento de se pôr termo aos sofrimentos dos cidadãos afetados por estas condições de vida difíceis".

Daech ocupou, em 2014, a cidade de Sirtes, criando nele um Emirado, o único no mundo pertencente à organização terrorista fora dos seus bastiões no Iraque e na Síria, antes de ser expulsa, em dezembro de 2016, pelas forças governamentais líbias.

A 17 de fevereiro de 2011 eclodiu uma revolução popular na Líbia, precisamente em Benghazi (leste), que seis meses mais tarde culminou no derrube do então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder ditatorial.

Desde então a Líbia mergulhou numa crise de insegurança política e militar cujo fim ainda não se vislumbrou.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 19out2018