Tripoli, Líbia (PANA) – As forças fiéis ao Governo líbio, reconhecido pela comunidade internacional, executaram terça-feira seis ataques aéreos contra posições das forças do marechal Khalifa Haftar, no sul de Tripoli, anunciou o porta-voz das forças governamentais, coronel Mohamed Qunoun, num comunicado.
Os ataques "visaram diretamente quatro veículos e um blindado dos Emirados bem com um veículo transportando munições", depois de as forças de Haftar serem forçadas a recuar para longe dos bairros civis”, indicou o porta-voz.
O coronel Mohamed Qunoun afirmou que “as nossas forças afligiram uma grande derrota” às milícias de Khalifa Haftar" e que registaram avanços nos eixos de Yarmouk, de Khalla e Ain Zara, no sul de Tripoli, pondo em fuga as milícias de Haftar.
As forças de Haftar levam a cabo, desde 4 de abril passado, uma campanha militar para tomar o controlo de Tripoli, sede do Governo dirigido por Fayez Sarraj e reconhecido pela comunidade internacional que, por seu turno, lançou uma operação intitulada “Vulcão de ira” para fazer face ao ataque.
Os confrontos fizeram, até agora, mil e 93 mortos, seis mil feridos e 120 mil deslocados que fogem as zonas de combates, segundo uma contagem das Nações Unidas.
-0- PANA AT/IN/TBM/MAR/IZ 16out2019