Agência Panafricana de Notícias

Governo ivoiriense suspende contencioso eleitoral

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA)-- O Governo ivoiriense anunciou quarta-feira a suspensão "até nova ordem" do tratamento do contencioso eleitoral, devido à situação de tensão criada em redor do processo de validação da lista eleitoral provisória.
Esta decisão foi tomada depois duma sessão de trabalho entre o Presidente Laurent Gbagbo e o seu primeiro-ministro, Guillaume Soro.
Desde a eclosão, em meado de Janeiro, do caso de 429 mil pessoas irregularmente inscritas na lista eleitoral provisória, o clima político está muito tenso na Côte d'Ivoire.
Indivíduos que se opõem à supressão dos seus nomes na lista eleitoral provisória manifestaram a sua cólera com actos de violência.
Incidentes foram assinalados sobretudo no oeste do país onde tribunais foram incendiados.
Esta supressão, que ocorre pouco antes da organização da reunião convocada pelo facilitador, Blaise Compaoré, esta quinta-feira em Ouagadougou, permitirá aos dirigentes ivoirienses resolver todos os seus diferendos antes da retomada do contencioso num clima muito mais apaziguado.
A primeira volta das eleições presidenciais na Côte d'Ivoire está marcada entre finais de Fevereiro e inícios de Março de 2010.