Agência Panafricana de Notícias

Governo ivoiriense mantém custo de peregrinação à Meca

Abidjan- Côte d'Ivoire - O Governo ivoiriense deci-diu manter o custo da peregrinação em um milhão e 500 mil francos CFA (cerca de dois mil e 900 dólares americanos) para a edição de 2010, cujas inscrições iniciam esta segunda-feira, noticiou a rádio nacional islâmica, Al Bayane, citando o diretor-geral dos Cultos, Pascal N'Guessan.
O Governo preferiu manter o custo atual após consulta com diferentes associações muçulmanas.
Durante a cerimónia de lançamento da edição da peregrinação de 2010, terça- feira última, o ministro ivoiriense do Interior, Désiré Tagro, indicou que o Governo não fixará novamente o custo do processo.
Assim, os representantes das associações discutiram com a direção-geral dos Cultos e o Ministério da Economia e Finanças para fazer propostas e permitir ao Governo determinar a subvenção a conceder para a organização do Hadj.
Após o fracasso da edição do Hadj de 2006, o Estado da Côte d'Ivoire tornou-se no organizador principal da peregrinação a pedido de algumas associações muçulmanas.
O Hadj (a grande peregrinação à Meca) é o quinto pilar do Islão, cujo cumprimento é obrigatório a qualquer muçulmano que possua meios para tal.