Agência Panafricana de Notícias

Governo ivoiriense lança apelo para regresso de exilados

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O ministro de Estado ivoiriense do Diálogo Político, Jeannot Kouadio-Ahoussou, lançou sábado um apelo para o regresso dos exilados, indicando que a hora da reconciliação chegou.

Falando em conferência de imprensa, Kouadio-Ahoussou declarou que o Presidente ivoiriense mantém a sua mão estendida para melhorar a vida política com "o objetivo de organizar as eleições de 2015 na paz e construir a coesão social", explicou Kouadio-Ahoussou.

O governante ivoiriense afirmou que os atos praticados pelo Governo com vista à melhoria do clima político são sinais tão fortes que deverão encorajar o regresso dos exilados.

« Eu quero lançar um apelo forte a todos os nossos irmãos e a todas as nossas irmãs que estão exilados, pedindo-lhes que regressem ao país. O tempo da reconciliação chegou para que eles regressem ao processo », exortou o responsável ivoiriense, citando o exemplo de líderes da Frente Popular Ivoiriense (FPI) que voltaram do exílio e que não são importunados.

“É juntos, e olhando na mesma direção, que a mãe-pátria vai recuperar os seus filhos", concluiu.

O comunicado final que sanciona o encontro de 22 de maio último entre o Governo e a FPI instou este partido a lançar um apelo urgente com vista ao regresso dos exilados.

O presidente da FPI, Pascal Affi N’Guessan, indicou que esta preocupação será submetida ao Comité Central desta formação política para se pronunciar sobre o assunto.

-0- PANA BAL/BEH/FK/IZ 01junho2014