Agência Panafricana de Notícias

Governo ivoiriense homenageia 7 capacetes azuis nigerinos mortos na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - Uma cerimónia de homenagem aos sete capacetes azuis nigerinos, que perderam a vida numa emboscada no oeste da Côte d'Ivoire, teve lugar quinta-feira em Abidjan.

A cerimónia decorreu na presença do Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara; do Secretário-Geral adjunto das Operações de Manutenção da Paz da ONU, Hervé Ladsous; e do ministro nigerino do Ensino Superior, Mamadou Youba Diallo.

« Não sabemos o que ocorreu e esperamos que os culpados sejam detidos e que a Justiça seja feita”, declarou Ladsous, transmitindo as condolências do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Por seu turno, o ministro nigerino exprimiu a determinação do seu país a continuar o seu apoio à Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI).

Falando durante a cerimónia, o Presidente Ouattara exprimiu a compaixão do povo ivoiriense, assegurando que o Governo tomara todas as medidas necessárias para pôr termo aos atos dos autores e dos instigadores destes ataques.

Ele saudou o engajamento dos capacetes azuis pela sua « nobre missão na Côte d'Ivoire.

« Graças a vocês, a Côte d'Ivoire conseguiu preservar a estabilidade, salvaguar a paz e voltar à normalidade. A nação ivoiriense ficará sempre grata”, afirmou o Presidente Ouattara.

A cerimónia terminou com a deposição de uma coroa de flores diante dos tumúltos antes do repatriamento para o Níger dos restos mortais dos sete soldados.

-0- PANA BAL/AAS/SOC/MAR/IZ 15junho2012