Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Despesas da viagem para a Côte d'Ivoire, do ex-Presidente ivoiriense e do seu ex-ministro da Juventude, Laurent Gbagbo e Charles Blé Goudé, respetivamente, serão suportadas pelo Governo ivoiriense, disse na quarta-feira, o porta-voz do Governo, Amadou Coulibaly, após uma sessão do Conselho dos ministros.
"Laurent Gbagbo e Charles Blé Goudé são livres de regressar à Côte d’Ivoire quando o desejarem", disse Coulibaly, em nome do Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara.
"As suas despesas de viagem, bem como as das suas respetivas famílias, serão asseguradas pelo Estado ivoiriense"" prosseguiu, frisando que "Gbagbo beneficiará dum estatuto de antigo chefe de Estado", conforme os textos em vigor no país.
Presidente da Côte d"Ivoire, de 2000 a 2011, Gbagbo e Blegoudé foram definitivamente absolvidos pela Câmara de Apelo do Tribunal Penal Internacional (TPI), a 31 de março último, de acusações de crimes contra humanidade e crimes de guerra, cometidos entre 2010 e 2011.
Ambos foram capturados, em 2011, em Abidjan, a capital económica ivoiriense, pelas forças de defesa e segurança, a mando de Alassane Ouattara (então recém-eleito Presidente da República), com a colaboração da força francesa Licorne.
No início de dezembro último, o ex-chefe do Estado ivoiriense, residente atualmente na Bélgica, recebeu dois passeportes ivoirienses, um diplomático e outro ordinário, refere-se.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/DIM/DD 07abril2021