Agência Panafricana de Notícias

Governo introduz Mestrado em Energia Renovável em universidades do Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – Um curso de mestrado em energia renovável será introduzido nas universidades senegalesas, anunciou segunda-feira, em Dakar, o ministro senegalês do Ensino Superior e Pesquisa Científica, Mary Tew Niane.

"Nós instaurámos um mestrado que vai ser ministrado sobre o utilização das energias renováveis. A particularidade deste mestrado é que ele será ensinado em todas as universidades do país", declarou o governante senegalês, durante uma reunião do comité de pilotagem do Programa de Ensino Superior para as Energias Renováveis e Eficácia Energética.

Niane revelou igualmente a existência dum projeto de reator nuclear de pesquisas. elaborado pelo seu ministério e pelo departamento ministerial da Energia.

"Com o ministério da Energia, nós temos um grande projeto de que já designei pessoalmente o engenheiro que o vai pilotar. Trata-se dum projeto de reator nuclear de pesquisas”, precisou Niane, anunciando a abertura, neste ano, duma nova universidade no Senegal a ser implantada no centro do país.

"Este ano, nós vamos ter uma nova instituição que é a Universidade de Sine-Saloum vocacionada para a agricultura. Ela vai também ter uma vertente consagrada à energia renovável", anunciou Niane, antigo reitor da Universidade Gaston Berger de Saint-Louis, no noroeste do Senegal.

-0- PANA AAS/TBM/SOC/FK/DD 9jan2019