Agência Panafricana de Notícias

Governo interpelado sobre recrudescimento de ataques mortais no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Movimento Burkinabe dos Direitos Humanos e dos Povos (MBDHP) condenou a série de ataques mortíferos perpetrados no Burkina Faso nos últimos dias e apelou ao Governo para conter este fenómeno.

Num comunicado transmitido esta quinta-feira à PANA, o MBDHP lembra às novas autoridades do Burkina Faso que a segurança representa um direito garantido pelos instrumentos jurídicos de proteção dos direitos humanos e precisa que cabe ao Estado tomar todas as medidas necessárias para garantir o gozo deste direito a todos os cidadãos.

O movimento de defesa dos direitos humanos «reafirma a sua reprovação inequívoca e sem apelo do fenómeno da insegurança bem como maquinações criminosas dos grupos de bandidos que atuam nas nossas aldeias e cidades ».

Desde o início do ano de 2015, o Burkina Faso, país saheliano situado no centro da África Ocidental, está exposto a uma série de assaltos à mão armada, matando vários civis e membros das forças de segurança.

« Apesar de muitas vezes subequipadas, as forças de segurança fazem diariamente face a bandidos cada vez mais altamente armados, dispondo às vezes de armas de guerra », deplorou o comité executivo do MBDHP.

Saudando a « coragem » e a « determinação » das forças de segurança no seu compromisso de lutar contra o grande banditismo, o MBDHP apelou para uma reflexão aprofundada sobre as causas reais da insegurança no Burkina Faso.

-0- PANA NDT/JSG/FK/IZ 16abril2015