Agência Panafricana de Notícias

Governo indemniza famílias de soldados malianos mortos em combate no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, indemnizou no fim de semana as famílias de três suboficiais malianos mortos em combate, nomeadamente no norte e centro do país, soube a PANA de fonte oficial.

Estas famílias receberam cheques de 30 milhões (mais de 56 mil dólares americanos) a 33 milhões de francos CFA (61,6 mil dólares americanos) das mãos do Presidente Keita por ocasião das festividades comemorativas do 57º aniversário do Exército maliano.

Em reconhecimento do seu sacrifício, a lei nº013 de 12 de junho de 2017 atribui indemnizações aos militares mortos em missão.

Esta lei estipula que os beneficiários legítimos deste gesto têm direito a 10 anos dos seus entes queridos que morreram pela pátria.

Estes militares mortos beneficiarão igualmente, a título póstumo, duma subida de patente e de subsídios de escolaridade para seus filhos, garantidas pelo Estado até à sua maioridade.

Os pais de várias centenas de soldados malianos mortos nas zonas de operações vão beneficiar destes direitos para os quais o processo está presentemente em tratamento, segundo uma fonte militar.

-0- PANA GT/JSG/FK/DD 22jan2018