Governo guineense diz-se sereno para Cimeira da CEDEAO
Conacri, Guiné (PANA) - A Guiné não tem absolutamente nenhum receio da Cimeira Extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), agendada à margem dos trabalhos da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, afirmou segunda-feira o porta-voz do Governo, Ousmane Gaoual Diallo, na rádio privada.
Os Chefes de Estado dos países membros da CEDEAO, segundo boa fonte, vão reunir-se em Nova Iorque à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas para debater as situações de transição no Mali, na Guiné e no Burkina Faso, todas suspensas da organização regional e da União Africana.
O porta-voz do Governo garantiu que as autoridades da Transição forneceram informações suficientes para fazer compreender a CEDEAO a abordagem e as ações do Comitê Nacional para a Coligação e Desenvolvimento (CNRD) e do Governo guineense.
“Acreditamos que estaremos presentes com os argumentos que são nossos. Não tememos absolutamente nada deste tipo de cimeira. Isso é uma coisa muito boa. Acreditamos que fornecemos informações suficientes para permitir aos Chefes de Estado da sub-região compreender um pouco sobre a abordagem e as ações do CNRD e do Governo. Isso é algo bastante importante para nós e esperamos que seja levado em consideração”, disse o ministro dos Correios e Telecomunicações.
A CEDEAO faria melhor, sugeriu-se, para ajudar a Guiné a sair da transição tendo em conta o contexto do país do que agravar o sofrimento da população sancionando o país.
-0- PANA AC/JSG/MAR 20set2022