Banjul, Gâmbia (PANA) - O gabinete do Inspetor-Geral da Polícia em Banjul, capital da Gâmbia, retirou a licença de atividades do grupo de pressão "Movimento Três Anos Acabaram" por razões imperiosas de segurança nacional e de ordem pública, soube a PANA de fonte oficial em Banjul.
O grupo realizou a sua primeira manifestação em 2019 e elaborou uma petição para exigir do Presidente da Gâmbia, Adama Barrow, para deixar o poder a 16 de dezembro de 2019.
Nesta petição, o grupo também pediu ao Presidente Barrow para renunciar ao poder a 19 de janeiro de 2020, prometendo sair às ruas, se este não o fizer, para o forçar a demitir-se.
Num comunicado a que a PANA teve acesso e assinado pelo chefe do Gabinete de Relações Públicas da Polícia da Gâmbia, ASP Lamin Njie, o Governo disse que a decisão de retirar a licença de funcionamento do grupo de pressão se baseou numa avaliação cuidadosa da situação da segurança nacional e na recolha de informações e dados relativos à segurança nacional.
No que diz respeito à segurança nacional, o Gabinete do Inspetor-Geral, agindo em conformidade com o artigo 178 da Constituição da República da Gâmbia de 1997, continuará a cumprir o seu mandato relativamente à proteção da vida e da propriedade, à manutenção da lei e da ordem, lê-se na nota.
A entidade garante ao povo da Gâmbia a sua total dedicação para lhe trazer segurança, paz e tranquilidade em todos os momentos", acrescentou o comunicado.
-0- PANA MSS/VAO/BAI/IS/CJB/DD 14jan2020