Agência Panafricana de Notícias

Governo gambiano propõe mudanças políticas antes de eleições

Banjul, Gâmbia (PANA) – O Governo gambiano propôs várias mudanças no cenário político nacional com vista às eleições presidenciais de 2016, no país, mas que a oposição diz terem o objetivo de privar muitos cidadãos dos seus direitos.

Um novo projeto de lei a ser submetido ao Parlamento, a 23 de junho corrente, pela Comissão Eleitoral Independente da Gâmbia (IEC), prevê um aumento astronómico das despesas não reembolsáveis a serem pagas pelos candidatos aos diferentes cargos eletivos bem como o endurecimento das condições para a criação de partidos políticos.

O valor a depositar por cada candidato às presidenciais passou de 10 mil dalasis gambianos (230 dólares americanos) para um milhão de dalasis (23 mil dólares americanos) e para as legislativas de cinco mil dalasis (115 dólares) para 100 mil Dalasis (cerca de dois mil e 300 dólares americanos).

Para as municipais, o valor passa dos atuais dois mil e 500 dalasis (cerca de 57 dólares americanos) para 25 mil dalasis (575 dólares americanos ) e para os conselheiros de mil e 500 dalasis (35 dólares americanos) para 10 mil dalasis (230 dólares americanos).

A lei também exige que todos os líderes de partidos políticos residam no país, que os partidos tem sedes em todas as regiões do país e realizem congressos de dois em dois anos e apresentem relatórios financeiros à Comissão Eleitoral para verificação.

-0- PANA MSS/SEG/ASA/TBM/DIM/IZ 18junho2015