Governo gambiano paga $ 1,5 milhão a vítimas do ex-Presidente Jammeh
Banjul, Gâmbia (PANA) - O Governo gambiano pagará ao Fundo Fiduciário de Ajuda às Vítimas da Comissão da Verdade, Reconciliação e Reparação (TRRC) uma quantia inicial de cerca de 50 milhões de dalasis (um milhão e 500 mil dólares americanos) para compensar as vítimas das duras políticas do ex-Presidente Yahya Jammeh (de 2004 a 2017).
O anúncio foi feito segunda-feira em Banjul, durante uma conferência de imprensa, pelo ministro gambiano da Justiça, Abubacarr M. Tambadou.
O governante disse que os 50 milhões de dalasis seriam pagos graças ao produto da venda de ativos do antigo presidente Jammeh, atualmente em curso, de acordo com as recomendações da comissão de inquérito criada para examinar questões financeiras de Jammeh e dum seu próximo colaborador.
"É cada vez mais claro para o Governo, de acordo com revelações do TRRC do ano transato, que o ex-Presidente Jammeh foi um pilar central do terror e de abusos dos direitos humanos contra os cidadãos gambianos comuns durante o seu regime", afirmou o jurista.
Afirmou que o Governo considera mesmo adequado e justo que as reparações sejam concedidas diretamente às suas vítimas, com base na sua fortuna e ativos, de que, frisou, se vai vir o pagamento destes 50 milhões de dalasis.
Para sublinhar a importância que o Governo atribui a este assunto, a palavra "reparações" aparece no título da comissão, o que faz dela a primeira do género no mundo, acrescentou o ministro gambiano da Justiça.
Quase um ano após o início das audiências públicas da CRRT, prosseguiu, o Governo mantém a sua promessa de indemnizar as vítimas de atos de violação dos direitos humanos identificados.
-0- PANA MSS/VAO/ASA/IS/DIM/DD 07out2019