Agência Panafricana de Notícias

Governo gambiano ordena à comissão eleitoral para retomar trabalho

Banjul, Gâmbia (PANA) – O Governo gambiano ordenou quinta-feira ao pessoal da Comissão Eleitoral Independente (CEI) para retomar imediatamente os seus trabalhos, indica um comunicado transmitido à PANA.

« A razão do encerramento temporário da sede social da comissão deveu-se a uma ameaça iminente à segurança, nomeadamente um incêndio no edifício », declarou o Governo do Presidente Yahya Jammeh.

« Já que a ameaça diminuiu, a sede social da CEI reabrirá. No entanto, haverá uma presença de segurança visível em torno das instalações”, acrescentou a nota.

Os membros das forças de segurança gambianas invadiram as instalações da Comissão Eleitoral e fecharam a porta ao seu pessoal, incluindo o chefe das eleições, Alieu Momar Njie , pouco tempo depois de o Presidente Jammeh ter rejeitado os resultados eleitorais que ele havia aceite a 2 de dezembro corrente.

A CEI declarou a 2 de dezembro corrente Adama Barrow vencedor das eleições presidenciais de 1 de dezembro cujos resultados foram aceites pelo próprio Presidente cessante, que inclusivé felicitou o seu adversário.

Mas uma semana mais tarde, Jammeh rejeitou os resultados das eleições pedindo uma nova votação, suscitando várias condenações por parte da opinião local e internacional que exortaram Jammeh a entregar o poder pacificamente ao Presidente eleito Barrow, uma vez terminado o seu mandato a 19 de janeiro de 2017.

-0- PANA MLJ/AR/MTA/TBM/SOC/FK/DD 30dez2016