Agência Panafricana de Notícias

Governo gambiano instado a abandonar acusações contra jornalistas

Banjul, Gâmbia (PANA) – A Associação da Imprensa Gambiana (GPU) pediu às autoridades governamentais no país o abandono das acusações de violência e conspiração para praticar um crime formuladas contra os jornalistas locais Babucarr Ceesay e Abubacarr Saidykhan.

Os dois profissionais foram detidos a 6 de setembro corrente e libertos sob caução quatro dias mais tarde depois de serem formalmente acusados, lembrou a GPU num comunicado tornado público terça-feira em Banjul, capital gambiana.

AGPU deseja chamar a atenção das autoridades para o facto de que o direito à manifestação pacífica está consagrado na Constiuição do país.

"Para além disso, lembramos que o direito de expressão é um direito inviolável consagrado no parágrafo 25 ( 1) (a) da Constitução da segunda República», prosseguiu a GPU.

Segundo a Associação, os jornalistas em causa "não exederem os limites das disposições da Constitução, nem violaram a lei da ordem pública".

Para a GPU, o Governo não tem nada a perder se abandonar as acusações contra os dois homens, chamando a atenção para o facto de que processar este caso "vai dar a impressão de que a Gâmbia, batizada 'Costa sorridente' de África, não tolera as contestações".

-0- PANA MSS/SEG/NFB//DIM/IZ 25set2012