Libreville, Gabão (PANA) – O Governo gabonês reuniu-se terça-feira em Libreville com uma delegação da União Europeia (UE), soube a PANA de fonte oficial no local.
O encontro versou sobre a aplicação dos pontos de acordo apontados no termo do diálogo político intensivo realizado em finais de novembro último, entre as duas partes.
Seis semanas após a relização do diálogo político destinado a consolidar as relações entre o Gabão e a UA, depois de profundas divergências nascidas das eleições presidenciais de 2016, com, nomeadamente, desmandos e motins que se seguiram ao escrutínio presidencial, chegou finalmente o momento de buscar soluções serenas, de acordo com a fonte.
Assim, as duas partes, através de um grupo de trabalho conjunto, vão examinar as problemáticas inerentes aos direitos humanos e à cooperação bilateral.
Segundo uma fonte diplomática, a UE exporia, terça-feira, uma maneira de abordar a questão dos direitos humanos no Gabão.
O ministro gabonês dos Negócios Estrangeiros, Alain-Claude Bilie-By-Nze, declarou, durante uma sessão de trabalho organizado no último fim de semana, com o primeiro-ministro, Julien Nkoghe Bekale, que "já não existe bloqueio entre as duas partes."
"Entendemo-nos sobre todos os pontos de tensão. Resolvemo-los todos”, regozijou-se.
-0- PANA LAW/JSG/FK/DD 4fev2020