Agência Panafricana de Notícias

Governo exige libertação de manifestantes detidos no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) - O Governo sudanês ordenou quinta-feira a libertação de cerca de 80 pessoas detidas na sequência das recentes manifestações organizadas nalgumas cidades sudanesas, incluindo Cartum, a capital, em sinal de protesto contra o aumento de preços, as medidas de austeridade e a falta de reformas políticas.

Os diários árabes indicaram que a ordem de libertação das pessoas detidas foi dada pelo chefe dos Serviços de Segurança sudaneses, general Mohamed Al Attal Mulah.

Os relatórios dos serviços de segurança indicam que o gesto do Governo segue-se a uma diretiva da Presidência sudanesa para a libertação de todas as pessoas abrangidas apesar de terem violado o artigo 23º da Consituição provisória sudanesa que proíbe, entre outras questões, a destruição de propriedades privadas e públicas.

O Governo sudanês adotou, dois meses antes, medidas drásticas de austeridade económica, entre as quais a supressão das subvenções sobre o petróleo e o açúcar, e optou por uma taxa de câmbio livre da moeda nacional face às divisas, numa decisão que
desencadeou manifestações em todo o país.

-0- PANA MO/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 17agosto2012