Governo escolhe empresa para construir terminal de cruzeiros em Cabo Verde
-
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo cabo-verdiano já escolheu uma empresa para construir o terminal de cruzeiros, na ilha São Vicente, um dos maiores investimentos públicos recentes no arquipélago, apurou a PANA de fonte segura
Em declarações a jornalistas, o ministro cabo-verdiano da Economia Marítima, Paulo Veiga, disse, segunda-feira, na cidade da Praia, que o nome da empresa escolhida só será anunciado após a "não-objeção" dos financiadores do projeto.
-
Mas assegurou que "brevemente vamos assinar um contrato da obra do terminal de cruzeiros."
-
Parte do projeto é financiamento e outra é oferta dos Países Baixos, e tem de passar pelo crivo da Orio, instituição que controla tudo o que é oferta deste país europeu.
-
A obra é cofinanciada também pelo Fundo OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para o Desenvolvimento Internacional, acrescentou.
A construção do terminal de cruzeiro, na ilha de São Vicente, deveria arrancar em 2019, mas o projeto foi sofrendo sucessivos atrasos.
O terminal de cruzeiros, que deverá receber anualmente 200 mil turistas de cruzeiro, prevê a construção de dois pontões para atracação de navios com mais de 400 metros de extensão e de uma vila turística.
Os trabalhos vão envolver a reivindicação de uma área de terra, denominada "Ponte Terrestre", com 2.700 metros quadrados (m2), e a dragagem de aproximadamente 124.000 metros cúbicos na bacia portuária e no canal de acesso.
Entre outras características, o empreendimento prevê ainda a construção de um pontão de atracação de 400 metros de extensão com 11 metros de profundidade e um outro de 450 metros com 9,5 metros de profundidade, além de um cais com uma largura de 12 metros, uma gare de passageiros, uma vila turística e uma zona imobiliária.
Prevê também a construção de um edifício de receção aos turistas com cerca de 900 metros quadrados (m2), e instalações com 6.150 m2 para estacionamento de táxis e autocarros de apoio.
Cerca de 48 mil 500 turistas em viagens de cruzeiro visitaram Cabo Verde em 2019, um aumento de três por cento face ao ano anterior e um novo recorde, segundo dados da empresa estatal que gere os portos do país (ENAPOR).
-0- PANA CS/DD 26jan2021