Lomé, Togo (PANA) - O ministro togolês da Agricultura, Noël Koutera Bataka, entregou terça-feira última equipamentos de pesca aos atores da área no Lago Nangbeto, a mais de 180 quilómetros a nordeste de Lomé, soube a PANA de fontes oficiais na capital.
responsável pela produção animal e de peixe,
Esta entrega de meios, constituídos por embarcações, lanchas, boia de salvamento, redes, visa reforçar a campanha de pesca neste lago, com tendência altista nos últimos anos.
De acordo com o ministério responsável pela produção pesqueira, as capturas no lago resultaram em dois mil 700 toneladas de peixe de 2017 a 2018, e dois mil 834 toneladas para a campanha de 2018-2019.
A abertura das atividades de pesca neste lago é sempre precedida por uma suspensão de três meses, ou seja de 15 de agosto a 15 de novembro, todos os anos, para permitir o repovoamento das unidades populacionais de peixes, de acordo com as leis em vigor.
O Lago Nangbeto, muito rico em peixe, é uma bacia do rio Mono, entre o Togo e o Benin, e também abriga uma central hidroelétrica com o mesmo nome, partilhada pelos dois países.
A pesca desempenha um papel económico importante no Togo, com uma produção anual estimada em cerca de 25 mil toneladas de peixe, emprega mais de 22 mil pessoas e contribui com cerca de 4,5 unidades percentuais para o PIB (Produto Interno Bruto) do país.
-0- PANA FAA/JSG/CJB/DD 19nov2019