Governo endurece medidas de biosegurança no Aeroporto de Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - Qualquer pessoa com seis anos de idade ou mais, que sair ou entrar no território nacional guineense pelo Aeroporto Internacional de Conakry, deverá doravante munir-se der um certificado negativo do teste RT-PCR de covid-19 de uma validade de pelo menos 72 horas, determinou, segunda-feira, a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
Numa nota enviada à PANA, a ANSS especifica que, no que diz respeito às pessoas com 18 anos de idade ou mais, elas devem estar completamente vacinadas.
Acrescentou que estas medidas se seguem ao "aumento vertiginoso" dos casos de contaminação ligados à covid-19 no país.
A ANSS considera como uma pessoa completamente vacinada aquela que tenham tomado as vacinas Johnson and Johnson, frisando no entanto que a sua saída do país só pode ser autorizada 28 dias após ter sido vacinada.
Para pessoas imunizadas com a vacina Astrazeneca, tomada no intervalo de oito semanas, e com a MODERNA, tomada no intervalo de três a sete semanas, a sua saída do país só pode ser autorizada 14 dias após a administração da 2ª dose.
Para indivíduos vacinadas com Sinophram e Sinovac, tomadas no intervalo de três semanas, a sua partida só podem ser autorizada 14 dias após a administração da 2.ª dose.
Os que tomaram a vacina Sputnik, aplicada no intervalo de oito a 12 semanas, só podem sair do país, 14 dias após a administração da 2.ª dose", explica a nota.
A ANSS acrescenta que estas diferentes medidas serão revistas, à medida que for evoluindo a situação epidemiológica no país.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 25jan2022